segunda-feira, 14 de março de 2011

Grandes Violinistas [4] - Ginette Neveu



Sim... nem só os senhores empunharam um arco em suas mãos mas também as senhoras! É o que vamos ver em mais este post dedicado a grandes violinistas do século XX, e hoje vamos tratar de Ginette Neveu. Futuramente veremos também outras mulheres que fizeram história com o violino, mas prossigamos...

Ginette Neveu
Ginette Neveu foi uma violinista francesa nascida em 11 de Agosto de 1919. Sua família já possuía uma grande tradição musical, Ginette seguiu ao violino e seu irmão Jean-Paul Neveu ao piano. Criança prodígio, Ginette teve suas primeiras aulas com sua mãe e fez sua estréia solo aos sete anos de idade em Paris, logo depois, seus pais decidiram mandá-la estudar no Conservatório de Paris com George Enescu, Nadia Boulanger e Carl Flesch. Ganha notoriedade ao ganhar o Concurso de Violino Henryk Wieniawski onde supera 180 candidatos incluindo o grande David Oistrakh que acabou em segundo lugar, na época, Ginette contava com quinze anos de idade e fora a primeira mulher a ganhar um concurso internacional de violino. Após ganhar o concurso inicia uma série de turnês pelo mundo todo.

Sua carreira fora brevemente interrompida por conta da Segunda Guerra Mundial, mas ela retorna aos palcos em 1945 em um concerto juntamente com seu irmão ao piano. Seu som é caracterizado pela intensidade, energia e clareza impecável, fora assim reconhecida como uma grande violinista de sua época apesar do pouco tempo que viveu.

Ginnete e seu irmão Jean
Ginette deu seu ultimo concerto em 1949, uma semana depois, ela e seu irmão embarcaram num voo da Air France para uma série de concertos na América e trágicamente o avião se chocou em uma montanha, matando todos os 48 passageiros a bordo do avião.

Dize-se que ao encontrar o corpo de Ginette Neveu, ela estava abraçada a seu Stradivarius. Seu funeral e de seu irmão deu-se em 28 de Novembro de 1949, mobilizando toda a França e o mundo pela perca prematura de  um talento enorme



Rara gravação de Ginette Neveu



Ginette interpreta de Maurice Ravel
Tzigane


É isso ai... grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário